São Carlos está em festa! Os rinocerontes receberam o Templários de São Bernardo do Campo para a final do Paulista B nesse sábado, e em um jogo extremamente equilibrado, levaram seu primeiro título, apenas dois anos depois de subir da Série C (antiga divisão de Acesso), uma ascensão jamais vista desde a implantação do atual sistema de divisões dos campeonatos estaduais. Em 2017, a equipe assumirá o lugar do União Rugby Alphaville, último colocado na elite estadual nesse ano, enquanto o Templários ainda pode se juntar aos sãocarlenses, se vencer a Poli novamente fora de casa pela repescagem no próximo dia 5 de novembro. Os politécnicos terminaram na sétima colocação da Série A esse ano, e uma semana antes, fazem a final da Taça Tupi, a segunda divisão nacional.

 

Como esperado, a partida foi muito equilibrada e com grande participação dos forwards dos dois lados, e mesmo se mantendo à frente do placar durante toda partida, o São Carlos não conseguiu abrir vantagem clara, deixando o clima tenso durante pela indefinição. Depois de sair em desvantagem na etapa inicial, o Templários conseguiu diminuir a vantagem no final, mas não à tempo de levar o título.

 

Em Indaiatuba, o dia também foi dos donos da casa. Tornados Indaiatuba e Wallys Louveira se enfrentaram pelo terceiro lugar, e os alvi-laranjas venceram sem maiores dificuldades, por 41 a 15. Apesar da frustração em não retornar à Série A um ano depois do rebaixamento, o sentimento geral em relação à campanha por parte dos jogadores do clube foi positiva, com apenas uma derrota, além do melhor ataque e defesa da competição. Agora os esforços já se direcionam para a próxima temporada, que promete ainda mais equilíbrio, com times cada vez mais preparados na disputa.