Divulgada a tabela de jogos da Série A 2017

A Federação Paulista de Rugby divulgou hoje o calendário da Série A do Campeonato Paulista 2017, torneio que reúne as maiores forças do estado, com quatro clubes disputando a elite nacional. O São José é o atual campeão, superando o Pasteur na decisão de 2016. SPAC e Jacareí completaram os finalistas da última edição.

 

O formato de disputa segue o mesmo de 2016. As oito equipes se enfrentam em turno único, passando às semifinais os quatro melhores colocados. O último colocado será automaticamente rebaixado, enquanto o penúltimo enfrentará o vice-campeão da Série B pela vaga remanescente na edição 2018 do estadual. O campeão da Série B em 2017 se classifica para a Série A em 2018.

 

A grande novidade desse ano vem do interior paulista, reforçando o time que inclui Jacareí e São José contra os demais representantes da capital. Os rinocerontes do São Carlos fazem sua estreia na Série A, no lugar do rebaixado União Rugby Alphaville, apenas 3 anos depois da equipe começar a disputar os campeonatos da Federação.

 

“Não será fácil jogar a Série A pois, além de enfrentarmos equipes de alto nível técnico e que são base da seleção brasileira, nossos custos estão maiores”, disse Rafael Chagas, jogador e Presidente do São Carlos.

 

Todos os clubes já se encontram em pré-temporada e algumas equipes apresentam reforços significativos, mostrando o alto nível da competição que contará com diversos atletas da seleção brasileira, como a Poli, que se reforçou com o Cléber “Gelado” Dias (ex-SPAC), terceira linha da seleção brasileira. O Pasteur perdeu seu capitão Jean Ferrarini, que voltou para seu clube de origem, o São Carlos, mas ganhou o reforço de Henrique Coletta, ex-Rio Branco e de muitos jogadores de sua categoria de base, vice-campeã estadual em 2016, formando ao lado de um grupo experiente que já conta com nomes como Diego Lopez, segunda linha da seleção brasileira. Os Pelicanos também perderam seu ex-treinador, o inglês Will Broderick, que defenderá as cores do Bandeirantes Saracens nesse ano, mas deverá contar com os talentos da base mais uma vez, como Daniel “Maranhão” Silva, um dos destaques do Paulista e já despontando na seleção adulta.

 

Ainda entre os clubes da capital, os Bandeirantinos também contarão com o francês Laurent Borda em seu plantel, dividindo suas obrigações no clube com os compromissos pela seleção brasileira de Rugby Sevens ao longo do ano. O SPAC, centenário clube britânico perdeu Lucas Abud, atualmente no Villefranche, 4a divisão nacional, mas conta com Nick Smith, atual capitão da seleção brasileira e Arthur Bergo, também defendendo os Tupis, além do reforço Pedro Rosa, experiente jogador com passagem pela seleção, Band Saracens e União Rugby Alphaville. A braçadeira de capitão ficará à cargo de Felipe “Alemão” Claro, prata da casa.

 

O São José é mais uma vez o time a ser batido no ano. Com elenco extenso, que incluem os irmãos Duque e Sancery, todos se destacando na seleção brasileira e o jovem Wilton Rebolo na primeira linha, o clube tem condições de manter um alto nível mesmo em caso de convocações. O lado negativo foi a saída de Rafael “Grilo” Moraes e Pedro Lopes, os principais pontuadores do clube no Paulista de 2016 e que atualmente estão na França ao lado de Abud. A família Lopes no entanto, segue bem representada. No lugar de Pedrinho, os joseenses terão seu irmão, Rodrigo Lopes, que fez parte da equipe campeã estadual M19 e que agora é promovida ao adulto para lutar por um espaço entre as feras, ao lado de mais cinco jogadores desse elenco.

 

Na vizinha Jacareí, as expectativas são grandes para a temporada. Depois de alcançar as semifinais estaduais pela primeira vez, o Jacareí busca subir ao menos mais um degrau, e contará com a força de sua base, com destaque para o experiente Matheus Daniel comandando o pack de avançados dos Jacarés, e ao lado do xará Matheus “Blade”, que fez sua estreia pela seleção na última semana. Na linha, Matheus Cruz de apenas 21 anos e motivado pela grande partida na estreia do America’s Rugby Championship, é o destaque ao lado do neozelandês Josh Reeves que também volta a defender o clube após meses se recuperando de lesão.

 

[table “43” not found /]

Foto: Fotojump